segunda-feira, 1 de julho de 2013

Perigo x Risco



Perigo x Risco


Quando pesquisamos na internet, encontramos várias definições e conceitos sobre os termos “risco” e “perigo”.
  
Perigo
  • É uma condição ou conjunto de circunstâncias, que tem o potencial de causar ou contribuir para lesão ou morte (Sanders e McCormick).
  • É a propriedade ou capacidade intrínseca dos materiais, equipamentos, métodos e práticas de trabalho, potencialmente causadora de danos (definição pela Comissão Europeia).

Risco:
  •   É a probabilidade ou chance de lesão ou morte (Sanders e McCormick).
  •  É a probabilidade potencial de causar danos nas condições de uso e/ou exposição, bem como a possível amplitude do dano (definição pela Comissão Europeia). 
Em termos mais simples, o Perigo é a propriedade ou condição inerente a uma substância ou atividade capaz de causar danos às pessoas, as propriedades ou ao meio ambiente, ele é intrínseco ao agente. O Risco está sempre ligado à probabilidade, é o potencial de ocorrência de consequências indesejáveis decorrente da realização de uma atividade, está relacionada com a exposição ao perigo e sua intensidade dependerá de neutralização e minimização do perigo.

Exemplificando, a gasolina é um Perigo. Porém o risco vai depender da forma como este produto inflamável – gasolina - pode afetar as pessoas, ou seja, a probabilidade que ele cause dano às pessoas estando, por exemplo, armazenado em um recipiente hermeticamente fechado. Neste caso o Risco é baixo, mais se o mesmo produto – gasolina – for armazenado em um recipiente aberto para a atmosfera a probabilidade que os seus vapores saiam do recipiente e encontrem uma fonte de ignição é alta, daí o Risco ser alto.

Resumindo o Risco = Perigos /Salvaguardas.

A avaliação dos riscos consiste em se identificar como estamos lidando com os perigos nas nossas instalações, verificando os danos (consequências) e a frequência (probabilidade) de ocorrência dos mesmos.

Em outras palavras avaliar riscos é responder a três perguntas:
1. O que pode dar errado? (perigo)
2. Qual a frequência? (risco)
3. Quais os impactos? (danos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário